Comunicação Social

Noticia Publicada na Rádio Voz da Planície
“Abre a Pestana” é um projecto do Centro Social Cultural Recreativo do Bairro da Esperança, apoiado pelo Município de Beja, e que tem como objectivo a prevenção na área das toxicodependências.

Prevenir na área das toxicodependências, através de estratégias de intervenção universais, apostando na promoção da saúde e de estilos de vida saudáveis são os objectivos do projecto do Centro Social Cultural Recreativo do Bairro da Esperança, com o nome “Abre a Pestana”, apoiado pelo Município de Beja. “Os resultados do diagnóstico social do concelho de Beja identificaram os grupos alvo, assim como, os prioritários no âmbito do actual Programa Operacional de Respostas Integradas, do Instituto da Droga e Toxicodependência, e o projecto, tendo em atenção estas orientações, abrange as quatro freguesias da cidade e ainda as de Beringel e Salvada. «Abre a Pestana» surge assim, como a melhor forma de promover sinergias entre os agentes capazes de lhe dar resposta”, as declarações são de Margarida Paulino, coordenadora do projecto.

Margarida Paulino disse também, que “o projecto «Abre a Pestana» vai prolongar-se até Dezembro de 2011”, que “pretende-se abranger cerca de 800 indivíduos, distribuídos por grupos de crianças, adolescentes, jovens, adultos, pais, famílias e técnicos das áreas: social, educação e saúde”. Terminou dizendo que “depois da acção de apresentação do projecto realizada ontem, vai passar-se agora à formação dos técnicos e das restantes pessoas que vão trabalhar no terreno”.

Ana Elias de Freitas